SERVIÇOS :: Mamã e Bébé « anterior
Aleitamento Materno

Amamentar é a forma mais natural de alimentarmos os nossos filhos. 

 

Amamentar é a forma mais natural de alimentarmos os nossos filhos. O leite materno é um alimento específico para a nossa espécie, tem uma composição diferente da dos outros mamíferos, a sua produção é adaptada às necessidades do bebé ao longo do tempo, consoante a estação, consoante o período de crescimento em que está o bebé...

Por esta razão, amamentar é recomendado pela generalidade dos Organismo oficiais ligado à saúde.A Organização Mundial da Saúde e a UNICEF recomendam a amamentação exclusiva durante 6 meses e complementada com outros alimentos até aos 2 anos ou mais se a mãe e o bebé assim o entenderem.

Alimentar a criança com leite artificial comporta diversos riscos, que estão resumidos neste artigo.

Apesar de não ser uma regra, muitas vezes surgem problemas durante a amamentação.Alguns dos mais comuns são as gretas, a dor mamilar, a candida mamária ou a mastite.
Por vezes há necessidade de aumentar a produção de leite porque o bebé não está a aumentar de peso.

Outras há vontade de re-lactar (mães que suspenderam a amamentação e querem retomá-la ou mães que adoptam bebés pequenos).

Em todas estas situações, pode ser útil recorrer a uma médica Consultora de Lactação.

Mães com problemas médicos anteriores ou que surgem durante a amamentação podem necessitar de apoio duma médica com preparação na área do Aleitamento Materno.

O apoio e a informação são essenciais na manutenção da amamentação.

Na tentativa de responder a estas necessidades, a SMET tem Consultas de Aleitamento Materno com a Dr.ª Mónica Pina, Especialista em Medicina Interna, Consultora de Lactação e Moderadora da La Leche League.