SERVIÇOS :: Programas Saúde Adultos « anterior
Programa de Desabituação Tabágica

Viva mais! Viva melhor!

A lei actualmente em vigor especifica a proibição de fumar em determinados locais, nomeadamente nos serviços que prestem cuidados de saúde e nos locais de trabalho bem como especifica que devem ser criadas consultas de cessação tabágica, de modo a garantir o acesso dos fumadores que necessitem deste tipo de apoio para deixarem de fumar.

Segundo a OMS, o tabagismo é a primeira causa de morte evitável na Europa. Assim, tendo o consumo de tabaco um enorme impacto negativo na saúde pública em geral e na qualidade de vida do sujeito em particular, o desenvolvimento de programas específicos para deixar de fumar, merece uma atenção especial. A cessação tabágica está indicada para todo o fumador, independentemente da idade, estádio da doença ou anos de hábito tabágico.

Quanto ao circuito dos pacientes, todos devem passar pela consulta de avaliação, realizada pelo psicólogo clínico. De acordo com os critérios avaliados o paciente é encaminhado para Terapia Individual e, eventualmente, referenciado para consulta médica e/ou nutricionista.

Equipa
O paciente fumador complexo requer o acompanhamento por uma equipa multiprofissional (Quadro II). Existem evidências científicas que os melhores resultados são obtidos com a participação complementar de vários profissionais. Ter uma equipa multiprofissional é o método mais eficiente para tratar um paciente com uma doença crónica aditiva de causalidade multifactorial.

Abordagem de multicomponentes na cessação tabágica. . 1 Psicóloga . 1 Médico . 1 Nutricionista