SERVIÇOS :: Exames e Análises « anterior
Citologias

MICRODIAG - Laboratório de Anatomia Patológica

 

MICRODIAG O Microdiag ? Laboratório de Anatomia Patológica

Foi aberto ao público em Agosto de 2001, passados 7 anos, um espaço com uma área de 120 m2, sob a Gerência do Dr. Jorge Pereira e a Direcção Técnica da Dr.ª Maria Fernanda Silva e Cunha.

O Laboratório está equipado com equipamento que lhe permite desenvolver as valências de Citologia, Histologia, Histoquímica, Imunocitoquímica e Genotipagem de H.P.V.

Dispõem também de um serviço de transporte próprio sempre que se justifique, normalmente associado a unidades hospitalares, clínicas e alguns consultórios, não trazendo qualquer custo adicional para os serviços.

Anatomia patológica
A Anatomia Patológica é o estudo de órgãos ou partes deles retirados cirurgicamente através de biópsia incisional, biópsia excisional, retirada parcial ou total de um órgão. Tem como objectivo principal fornecer o diagnóstico da lesão, orientando o tratamento e o prognóstico do paciente. Nalguns casos o Anatomopatologista pode recorrer a técnicas especiais de histoquímica, imunocitoquímica, microscopia electrónica, biologia molecular etc., que auxiliam para num diagnóstico mais preciso e podem fornecer indicadores prognósticos

Citologia Ginecológica
O exame citológico remonta a meados do Século passado. Foi PapaNicolaou que em 1943 falou sobre as modificações epiteliais da vagina como resposta hormonal durante o ciclo vaginal na mulher. O resultado da conjugação dos conhecimentos científicos com as recentes inovações tecnológicas permitiu a criação de métodos mais sensíveis no tratamento das amostras da colheita cervico-vaginal. Surgiu assim a citologia em camada fina. Este método permite a eliminação de artefactos por vezes presentes na citologia convencional (sangue, muco, componente inflamatório, etc.) e que dificultam a interpretação do esfregaço convencional. Permite também a realização de estudos complementares de diagnóstico, como seja a genotipagem do Papiloma Vírus Humano (H.P.V.).

www.microdiag.pt